Conheça as 5 principais metodologias de ensino


 Tradicional

Ela parte do sinal de que o professor é o portador do saber, e os alunos meros ouvintes. Existe um conhecimento para passar, que é disposto em apostilas e textos.

E isso é dado aos alunos, que absorvem o melhor que podem, sendo sujeitos a testes avaliativos para atingir o mesmo modelo de saber que o professor tem.

Quando queremos nos referir às metodologias de ensino que existem antes das modernas, sempre usamos o termo “tradicionais”. Pois o foco delas era que o aluno imitasse o professor e decorasse o conteúdo que ele estava dando. No passado, a manufatura de livros era algo muito ruim e de difícil acesso.

Hoje em dia, é muito mais fácil de se obter material para estudo e obter informação. Boa parte dos países que tem certo sucesso tem a chance de educar o seu povo.

Isso, porém, pode variar muito e vai depender de fatores econômicos. Com o advento da internet, a informação foi democratizada. Mas, é claro: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

Construtivista

Foi criada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). A formação do psicólogo se iniciou pela biologia muito cedo. Mais tarde, se voltou para a psicologia e epistemologia, para descobrir a origem do saber e como ele ocorre nas primeiras fases da nossa vida, ou seja, na infância.

A atividade da criança nessas fases passa pela construção do próprio saber. A criança aprende agindo sobre o mundo físico e social, ganhando ideias e se desenvolvendo através de quatro estágios:

  • Sensório-motor;
  • Pré-operatório;
  • Operatório concreto;
  • Operatório formal.

A pessoa não só absorve as ideias. O saber que a criança vai ter é aquele que a sua mente trabalha sobre as vivências que recebe do local.

O foco da educação, portanto, está em ajudar o processo em que o aluno é o agente ativo, lidando com o meio e não só sendo passivo em relação ao tutor.

Com isso a sala de aula também muda. São usados no geral sala redonda (em círculo), com menos alunos, para dar mais suporte para cada um enquanto falam com os seus colegas, criando e trabalhando o senso crítico. E o professor é visto menos como tutor, mas como um real mediador desse processo que vai ocorrer no interior da pessoa.

Sócio-construtivista

Uma das teorias sócio-construtivistas é a de Lev Vygotsky, psicólogo que nasceu em Belarus (1896-1934). De acordo com Vygotsky, o aprendizado se faz por meio da interação entre a pessoa e a sociedade em torno. O homem precisa do outro para se construir, precisa de seu papel social.

A obtenção do saber ocorre de fora para dentro. A linguagem é vista, a criança desenvolve as ideias e a fala vendo o ambiente social e se ocupando dele para se definir como pessoa.

Entre os conceitos da metodologia é que há um hiato entre o que o jovem consegue fazer sozinho e o que ele não consegue. E o ponto do mediador (e entre eles está o professor) vai fazer o elo, ajudando para que o saber seja obtido de modo mais fácil.

No caminho da socialização, a criança passa pela: zona de desenvolvimento real, que é onde a capacidade inteligente atual está e o que a criança consegue fazer sozinha; zona de desenvolvimento potencial, é o que a criança vai conseguir fazer caso ganhe a ajuda ideal; e, então, a zona de desenvolvimento proximal, é onde ocorre o contato com o meio social e o processo de aprendizagem começa a ocorrer.

As palavras-chave que resumem e definem esse método é o ambiente social e a cultura.

Montessori

Criada pela italiana Maria Monteressori (1870-1952), essa metodologia de ensino visa pôr as carências e talento da criança em primeiro plano.

Tudo isso respeitando o seu tempo de aprendizagem. Dessa forma o aluno tem muitos aspectos que devem ser cuidados e despertados.

Os 5 princípios Montessori:

  1. Respeito pela criança;
  2. A absorção;
  3. Períodos sensíveis;
  4. Ambiente preparado;
  5. Autoeducação.
Respeito pela criança

É o princípio mais vital. Como não parar a concentração do pupilo, respeitar o seu tempo e a sua individualidade ao fazer as tarefas.

A absorção

As crianças são seres pensantes, ou seja, estão o tempo todo absorvendo e vendo o mundo ao seu entorno.

Períodos sensíveis

Existem fases da evolução da criança mais certas para que elas ganhem certas habilidades, como a escrita e o desenho.

Ambiente preparado

É preparar um local e materiais para que cada pessoa se desenvolva, escolha e faça a sua liberdade, desejo e curiosidade.

Autoeducação

É a consciência de que as crianças podem educar elas mesmas. O professor deve ser um guiar e gerar estímulo para que a criança obtenha esse poder.

Waldorf

Criada pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) em meio à crise financeira na Alemanha do pós-Primeira Guerra Mundial. Após o sucesso do ciclo de palestras numa fábrica de cigarros chamada Waldorf, projetos mais audazes levaram ao começo de uma escola e o próprio método de ensino. Ela estima a sensibilidade e criatividade, o que envolve arte e teatro.


Disponível em lumaensino